Câmara homenageia CNSD com Diploma pelos 130 anos

    Câmara homenageia CNSD com Diploma pelos 130 anos

     

    Câmara Municipal de Uberaba entregou nesta terça-feira (18/08) Diploma de Homenagem Especial pelos 130 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores.  A destinação da honraria ao colégio foi iniciativa dos Vereadores Luiz Humberto Dutra e Samuel Pereira, por meio do requerimento 687, de julho de 2015.

    A Diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, Marta Queiroz, e integrantes da comunidade escolar receberam o Diploma.

    A congratulação proporcionada pelo Legislativo Municipal é mais um evento no rol de acontecimentos em comemoração ao aniversário com marcos festivos distribuídos ao longo de 2015.

    Conforme registro da Diretora Marta Queiroz em seu pronunciamento, a história da escola confunde-se com a da cidade. “As Irmãs Dominicanas sempre fizeram parte da massa pensante de Uberaba e contribuíram sobremaneira para a formação de profissionais das mais diversas áreas de atuação”, destacou.

    Ela ressaltou que o Colégio busca sempre se atualizar e tem a “convicção de que o conhecimento serve à mais nobre causa de defesa dos direitos humanos e é dentro desta filosofia humanista que a ação pedagógica da escola busca desenvolver em seu aluno a construção da cidadania”, exaltou.

    O Presidente do Legislativo Luiz Humberto Dutra destacou a importância do Colégio Nossa Senhora das Dores ao citar que a homenagem ali recebida não representa apenas o papel do diploma entregue, mas o reconhecimento do mérito de um colégio que não se preocupa exclusivamente com a transferência de conhecimento, mas sim com a criação de oportunidades para a construção de verdadeiros seres humanos.

    “A Educação é o único caminho para emancipar o homem. O desenvolvimento sem a educação é como riquezas para alguns privilegiados inúteis”, disse o Presidente da Câmara.

    A loja Carlão Materiais para Construção foi também homenageada na data pelos seus 20 anos de fundação.


    Um ano de eventos comemorativos

    Para marcar os 130 anos da instituição, a Direção do CNSD programou um ano de eventos comemorativos. No dia 08/07, foi depositada em local especialmente preparado para ela, a Cápsula do Tempo, um recipiente cilíndrico de PVC contendo cartas com expectativas para o ano de 2025 e que serão abertas naquele ano pela Direção da escola.

    Antes, em 06/07, foi lançado o Selo Comemorativo dos 130 anos do Colégio, pelos Correios. Esses eventos somam-se à XIX Olimpíada Dominicana, aberta em 29/06, e à tradicional Festa Junina, em 13 de junho, entre outras atividades. Leia mais neste site.

    História

    O Colégio Nossa Senhora das Dores surgiu como instituição de ensino particular em Uberaba, por iniciativa das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, originárias da França, motivadas pela vocação missionária religiosa e pelos convites insistentes do Bispo da Diocese de Goiás – Dom Cláudio Ponce de Leão – e dos Padres Dominicanos, provenientes da mesma região francesa, que já estavam aqui desde 1881.

    O nome “Colégio Nossa Senhora das Dores” veio de uma estatueta representando a Mãe de Jesus em seu momento de sofrimento e dor pela morte do Filho, que foi encontrada em um dos cômodos da antiga Santa Casa de Misericórdia. E foi efetivamente neste antigo prédio hospitalar, que após reformas e adaptações, que teve início, em 1885, o trabalho pedagógico das Irmãs Dominicanas em Uberaba.

    Crédito Fotos: Rodrigo Garcia/CMU

    20/08/15 [Jornalista Paulo Ferreira - pferreirajornalista@gmail.com]

     

Copyright © 2014 VIVERE