Georgina, Nadir e Loreto

    Com este título eu imagino que o leitor ficará pelo menos curioso pensando do que se trata. Em um país que cada vez mais a gente perde a vontade, o estímulo de construir alguma coisa, estes três singelos nomes construíram muito pela nossa juventude. Por suas mãos passaram diversos jovens que se tornaram seres humanos mais bem preparados para a vida adulta. Dezenas de profissionais liberais, advogados, médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, e, principalmente, professores.  

    Irmã Dominicana Nadir Rodrigues, de uma capacidade intelectual gigante e uma ternura religiosa ímpar, foi a diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores que me fez o convite para abrir um Pré-vestibular no Colégio em 1977 para oxigenar e mudar o ensino preparando o aluno para os já difíceis vestibulares. Depois partiu para outras plagas, sempre trabalhando para o bem das Dominicanas. Foi para Paris onde se tornou Madre Geral da Ordem das Dominicanas Francesas e Brasileiras por 12 anos.

    Madre Maria Georgina foi diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores e eu tive a honra de contar com seus conhecimentos em português nas classes do meu primeiro colegial do Vetor Vestibulares. Era de uma cultura muito grande tendo se especializado em Portugal. Foi homenageada pelo município de Uberaba dando nome a uma Escola Municipal no Conjunto Volta Grande.

    Irmã Loreto, um ser humano raro, de uma cultura geral imensa e uma religiosidade de escol. Tive a honra de trabalhar com ela na antiga FISTA – Faculdade de Filosofia Santo Thomás de Aquino – de tão boas lembranças para os uberabenses. Era doutora pela Sorbone e com seus conhecimentos de Geografia, Física, Geologia e Mineralogia e sua vontade de ensinar, formou gerações de brasileiros de todos os estados que vinham para Uberaba em busca do saber, pois a FISTA foi fundada no século passado, na década de 50, e nesta época, Uberaba era um farol do saber para todo o Brasil Central.

    No ano que as Irmãs Dominicanas completam 130 anos de instalação do Colégio Nossa Senhora das Dores, motivo de júbilo e alegria, infelizmente, a cidade perdeu duas de suas Irmãs Dominicanas que muito contribuíram para o sucesso do Colégio – Nadir e Loreto. Mas a vida continua, outras Dominicanas darão sequência a este belíssimo trabalho, ensinando e humanizando nossos jovens para que o Brasil tenha um futuro melhor. Descansem em paz, Irmã Georgina, Irmã Nadir e Irmã Loreto. Que Deus as receba na sua infinita bondade.

     

    (Flamarion Batista Leite, professor - Do Jornal da Manhã – Uberaba – 2 de julho de 2015).

     

    Recadinho de Irmã Loreto

     

    Foi encontrado, junto aos pertences de Ir. Maria de Loreto, este bilhete que expressa realização e gratidão a Deus pela vida e pela vocação.

     

    ... “Estou lhe enviando um convite para assistir a missa de ação de graças pelas minhas bodas de platina de consagração a Deus por minha profissão religiosa. Entrei no convento em 1936. Depois de dois anos de experiência, fiz meus votos em 1938. 70 anos de profissão religiosa! Ajude-me a agradecer a Deus pela minha vocação. Estou muito feliz. Realizei-me plenamente na escolha que fiz de viver para Deus. E se mil vezes eu nascesse, esta seria sempre minha escolha: destilar cada segundo de minha vida para Deus! ” 

Copyright © 2014 VIVERE