Atividades do Jubileu, 800 anos da Ordem dos Pregadores

    Queridos irmãos da Família Dominicana do Brasil

     

    A celebração do Jubileu dos 800 anos de fundação da Ordem vai começar a partir de 07 de Novembro próximo: festa de todos os Santos da Ordem.  Seu encerramento oficial será no dia 21 de Janeiro de 2017. Com uma série de comunicados (este é o primeiro) a equipe de coordenação se propõe de oferecer a toda a Família Dominicana do Brasil uma informação pontual sobre os vários eventos e as iniciativas que se realizarão durante o ano do Jubileu.

     

    Objetivos do Jubileu:  não uma simples celebração de ‘glórias do passado’, mas um voltar a beber às fontes do carisma de São Domingos, para reaviar a chama da pregação em vista dos apelos e das necessidades do nosso tempo.

     

    A celebração do Jubileu: a equipe internacional de coordenação do Jubileu articulou uma série de eventos e iniciativas de interesse geral para toda a Família Dominicana. Também a equipe análoga de coordenação do Jubileu para o Brasil está fazendo o mesmo. Indicamos a seguir a lista destes eventos e iniciativas de celebração: os de caráter geral e do do Brasil.

     

    Atividades gerais para a celebração do Jubileu:

    *A abertura do Jubileu está marcada para o dia 07 de Novembro de 2015.  Ela será celebrada em Roma pelo Mestre da Ordem, e também em todos os lugares do mundo onde esteja presente uma comunidade dominicana ou núcleo de Família Dominicana. O cajado e o livro do Evangelho são os símbolos centrais desta celebração: “vai e anuncia”. Está sendo enviado a todas as comunidades e núcleos de Família Dominicana o roteiro de uma breve liturgia para a celebração da abertura.

    -Ao longo de todo o Jubileu será proposto um roteiro de leitura e reflexão pessoal e/ou comunitária sobre a Palavra de Deus:  Lectio divina.

    -Durante a Quaresma de 2016, em data a escolher, está proposto um dia quaresmal de reflexão, de diálogo comunitário e de ‘pedido de perdão’ pelas culpas históricas da Ordem com relação à Igreja e à sociedade, e pelas culpas que se cometem entre os diferentes grupos da Família Dominicana e entre membros das comunidades. Jubileu é tempo de ‘perdão das dívidas’.

    -Estão sendo programadas várias peregrinações aos lugares de São Domingos (Espanha, França e Itália). Estas peregrinações acontecerão durante todo o ano do Jubileu. Uma delas é a peregrinação de jovens dominicanos em formação a estes lugares de São Domingos, junto com o Mestre da Ordem. A peregrinação dos jovens está prevista para a primeira metade de Julho de 2016.

    -Peregrinações do Santo Rosário aos santuários marianos de Prouille, Lourdes e Fátima, passando pelos mosteiros das monjas dominicanas. Estas peregrinações serão realizadas durante o Jubileu por iniciativa das promoções do Rosário dos vários países.

    -‘Rosários peregrinos’: no dia de abertura do Jubileu o Mestre da Ordem abençoa os rosários que serão enviados a todos os mosteiros da Ordem: serão os ‘rosários peregrinos’. Com este rosário, na base de um calendário estabelecido durante o Jubileu, todo dia as monjas de um mosteiro rezarão o terço em comunhão com a Família Dominicana local e do mundo inteiro.

    -Dia jubilar do Santo Rosário: no dia 07 de Outubro de 2016, festa de N. S. do Rosário, cada comunidade e núcleo da Família Dominicana celebra o dia jubilar do Santo Rosário, em comunhão com as comunidades eclesiais de cada lugar.

    -Os frades celebram seu Capítulo geral em Bolonha, no lugar onde São Domingos faleceu e está sepultado. Para este Capítulo serão convidados também representantes dos demais ramos da Ordem: monjas, leigos e irmãs. Será durante o mês de Julho de 2016, até dia 04 de Agosto.

    -Encontro do Movimento de Fraternidades Sacerdotais Dominicanas: são membros do clero diocesano (seminaristas, padres e bispos) do mundo inteiro que partilham da espiritualidade da Ordem e colaboram ativamente na sua missão. Os representantes do Movimento se encontrarão em Roma de 22 a 26 de fevereiro de 2016.

    -Assembleia internacional do Movimento Juvenil Dominicano (IDYM – MJD). Será em Toulouse (França) de 14 a 17 de Julho de 2016. A seguir os jovens irão a Polônia para participar da Jornada Mundial da Juventude, com o papa Francisco.

    -Encerramento do Jubileu:  está marcado para 21 de Janeiro de 2017 com uma celebração na basílica de São João de Latrão em Roma. O Papa Francisco renovará para toda a Família Dominicana o ‘mandato’ da pregação que São Domingos e seus companheiros receberam na mesma data do ano 1217 pelo papa Honório III.

     

    Congressos e Encontros de estudo durante o Jubileu

    Estão programados vários encontros de estudo e reflexão relacionados com a missão da

    Ordem na Igreja e no mundo: 

    -Simpósio da Palavra de Deus, celebrando os 50 anos da publicação da Constituição conciliar ‘Dei Verbum’.  Iniciativa em conjunto da Universidade Santo Tomás (Angelicum) de Roma, Escola Bíblica de Jerusalém e Faculdade de Teologia de Friburgo (Suíça). Será de 11 a 13 de fevereiro de 2016, em Roma.

    -Encontro: Dominicanos e a defesa dos direitos humanos: por iniciativa da Comissão dominicana internacional de Justiça e Paz e da delegação dominicana junto a ONU.  O objetivo do encontro é fazer memória da longa tradição de compromisso da Ordem na defesa e promoção dos direitos humanos e da rica reflexão teológica e ética neste campo. Será também uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho que está sendo feito atualmente neste campo, pela Família Dominicana.  O Encontro acontecerá nos dias 2 a 9 de setembro em Roma.

    -Congresso sobre a pregação como missão da Ordem: a pregação é o objetivo central da missão dos filhos de São Domingos. É por isso que a Ordem foi apelidada, desde o começo, de “Ordem dos Pregadores”. Este tema será trabalhado durante o Jubileu num congresso no qual participarão protagonistas dos vários ‘púlpitos’ da pregação dominicana: frades e monjas, leigos e irmãs. Acontecerá em Roma, de 18 a 20 de Janeiro de 2017. O Congresso terminará com a grande celebração da renovação do mandato: “Ide e anunciai o Evangelho a todos os povos” que está prevista para o dia 21, na basílica de São João de Latrão.

    >Exposição artística:  Dominicanos e a pregação pela arte:  Ao longo dos séculos a Ordem dos Pregadores sempre valorizou a arte como meio importante de pregação. A lista de artistas dominicanos é muito rica.  Lembramos, entre todos, o Beato Angélico e, para o Brasil, o inesquecível frei Nazareno Confaloni, artista de origem italiana, cujas obras estão espalhadas pelo Brasil, no Estado de Goiás e até na capela do palácio presidencial em Brasília. Sabemos que os artistas sempre encontraram apoio e acolhida para seu trabalho nas igrejas e nos conventos da Ordem. Lembramos, por exemplo, a famosa ‘Última Ceia’ de Leonardo da Vinci no refeitório do convento dominicano de Santa Maria delle Grazie em Milão. Para o Jubileu estão sendo montadas exposições de artistas dominicanos em Roma e em vários países.

     

    A celebração do Jubileu dominicano no Brasil

    Também a Família Dominicana do Brasil está se preparando com várias iniciativas para a celebração do Jubileu.   Entre elas lembramos:

    -Abertura do Jubileu em cada comunidade e núcleo da Família Dominicana, no dia 07 de Novembro.

    -Participação nas demais atividades comuns propostas para toda a Ordem: lectio divina, dia  quaresmal de perdão e reconciliação, celebração do ‘Rosário peregrino’ e do Jubileu do Rosário, etc.

    -Vários membros da Família Dominicana participarão nos encontros e congressos organizados para toda a Ordem em Roma e outros lugares.

    -Durante o Jubileu estão previstas também as seguintes atividades comuns da Família Dominicana:

    >Um Seminário de estudos sobre a contribuição da Ordem no pensamento filosófico e teológico na Idade média e nos tempos atuais. O seminário será organizado pela Comissão dominicana da vida intelectual, em colaboração com a PUC de São Paulo. Será realizado na própria PUC, campus Monte Alegre. A data do seminário ainda não foi comunicada.

    >Uma Missão popular da Família Dominicana durante a Semana Santa de 2016 na cidade de Espinhosa, (norte de Minas Gerais). A Missão é organizada pela Fraternidade Leiga de Barreiro, em Belo Horizonte e dela participam membros da Família Dominicana do Brasil: leigos, irmãs e frades. Será nos dias 18 a 27 de Março de 2016.

    >Uma Caminhada orante até Aparecida-SP, realizada pelos jovens do Movimento Juvenil Dominicano (MJD) no final de Maio de 2016.  Os jovens convidam os demais membros da Família Dominicana a se unirem a eles nesta caminhada. Quem não tiver condições de caminhar, poderá ir direto ao Santuário de Aparecida para um encontro comum da Família Dominicana aos pés de Nossa Senhora.

    >Várias reuniões e encontros que já são tradicionais na Família Dominicana do Brasil:  Assembleia e Retiros dos frades e irmãs, Assembleias dos jovens do MJD, encontro do Movimento de Justiça e Paz, Assembleia da Federação das Irmãs dominicanas, Encontro de formação e Assembleia das Fraternidades Leigas, etc. Em todos estes eventos será dada uma ênfase especial ao estudo das origens dominicanas e à reflexão sobre o presente e o futuro na nossa missão de ‘pregadores’, para podermos responder aos apelos do nosso tempo.

    >Em todas as comunidades e núcleos locais da Família Dominicana do Brasil estão sendo articuladas várias iniciativas como: celebrações, encontros de estudo e de reflexão, atividades de pregação, cursos de formação, missões populares em conjunto, etc.

    >Encerramento oficial do Jubileu:   será em cada comunidade e núcleo de Família Dominicana no dia 21 de janeiro de 2017.

    >Assembleia da Família Dominicana do Brasil: depois do encerramento oficial do Jubileu, que será no dia 21 de Janeiro de 2017, teremos uma Assembleia da Família Dominicana do Brasil para partilharmos os frutos do próprio Jubileu e juntos refletirmos sobre o futuro da nossa missão de pregadores e pregadoras no Brasil. Será na Casa de Retiros dos Carmelitas em São Roque (SP) nos dias 28 a 30 de abril e 1 de maio de 2017.

     

    O ‘kit’ do Jubileu

    Para ajudar na celebração do Jubileu e também favorecer sua visibilidade a equipe de coordenação do Jubileu no Brasil preparou uma série de instrumentos que batizamos de ‘kit do Jubileu’.  Eles são:

    -A oração do Jubileu:  um santinho com a imagem de São Domingos e o texto da oração para o Jubileu escrita pelo Mestre da Ordem e proposta a toda a Família Dominicana. Este santinho está sendo distribuído e é possível fazer pedidos a frei Mariano

    -O hino do Jubileu:  O texto e a música originais são de um frei dominicano de Filipinas. Antonieta Degani, leiga dominicana de Amparo-SP traduziu e adaptou a música para o português.  O hino está disponível em DVD e no endereço You Tube da Província dos frades.

    -O São Domingos do Jubileu:  o nosso frade pintor frei Laerte pintou uma bela imagem de São Domingos com o livro e o cajado e a escrita do envio para a pregação.  A imagem foi reproduzida em cartaz 30 x 40 e está disponível para venda.  Pode ser uma bela lembrança do Jubileu, a distribuir entre os membros da Família Dominicana, paroquianos, alunos, professores e funcionários de colégios e demais pessoas ligadas à Ordem.

    -Banner do Jubileu:  vamos enviar vários tipos de ‘arte’ para a produção de banner ou cartaz sobre o Jubileu:  são vários modelos, elaborados pelo noviço frei Elias.  Cada comunidade, se achar oportuno, pode escolher um destes modelos a mandar reproduzir para expor em lugar de visibilidade.

    -Informação sobre o Jubileu (texto menor):  colocamos a disposição de todos e todas um texto menor com dados informativos essenciais sobre o Jubileu: o texto pode ser reproduzido em forma de folder ou folheto, para distribuir nas nossas igrejas, coleios e outros lugares.

    -Dossiê de dados informativos sobre o Jubileu (texto maior):  foi elaborado um texto maior com muitos dados informativos sobre o Jubileu e sobre a Ordem, para coloca a disposição de pessoas que queiram escrever textos de informação e reflexão para a imprensa, a internet, ou comunicar em programas de Rádio e TV, etc.

    -Liturgia para a abertura do Jubileu:  a comissão central do Jubileu elaborou um pequeno roteiro de celebração para a abertura do Jubileu no dia 07 de Novembro.  O texto foi traduzido e adaptado por frei Wanderley Mesquita, responsável da liturgia da Província e está sendo enviado pelo Tabloide, junto com outro material.  Cada comunidade ou núcleo da Família Dominicana poderá editá-lo na forma que achar mais oportuna.

    -Liturgia quaresmal de perdão e reconciliação: será enviado a seu tempo o roteiro de uma celebração para o ‘dia jubilar de perdão e reconciliação’ proposto para a Quaresma de 2016.

    -Roteiro para a lectio divina durante o Jubieu: nesta data ainda não chegou o roteiro de textos prometido pela comissão central do Jubileu para a proposta da lectio divina a ser realizada nas comunidades durante o Jubileu. Logo que chegar, será enviado.

    -‘Páginas de história e espiritualidade dominicana’:  durante o Jubileu serão enviados pelo Tabloide e demais meios de comunicação da Família Dominicana uma série de textos com dados informativos sobre a origem e a história da Ordem e sobre elementos característicos da espiritualidade dominicana. A iniciativa é para favorecer um conhecimento renovado das fontes e do desenvolvimento histórico do nosso carisma dominicano. 

     

    Contatos para o Jubileu dominicano:

     

    *Coordenador geral para o Jubileu:  frei Franklin Buitrago Rojas, OP 

                                                                Email:  iubileum2016@curia.op.org

     

    *Coordenador para o Brasil: frei Mariano S. Foralosso, OP  

                Email:  marianoforalosso@uol.com.br

     

    *Site oficial do Jubileu:   www.op.org/es/jubilee

     

    *Site dos Dominicanos do Brasil:  www.dominicanos.org.br

     

     

     

Copyright © 2014 VIVERE