MAIS DUAS ESTRELAS NASCEM NO CÉU!

    IRMÃ MARIA EDITH DE RESENDE

     

    Belmita Terezinha de Rezende, a Irmã Maria Edith, é natural de Tapira-MG, cidade pequenina, nas proximidades de Araxá-MG. Nasceu a 1º de outubro de 1930, filha do casal Prudente Simões de Rezende e Alzira Cândida de Rezende e teve outros quatro irmãos: Irmã Yolanda, Salomé, Sebastião  e outro que faleceu pequenino. Salomé e Sebastião foram chamados para o outro lado da Vida, quando eram ainda bem jovens. Irmã Yolanda, também dominicana, faleceu em 1969, com 45 anos. Irmã Edith ficou só, sem irmãos, sem sobrinhos, cunhado ou cunhada... Tinha os pais, primos e a grande família dominicana. Quando os pais já estavam idosos e doentes, Irmã Edith passou a residir em Araxá, para deles cuidar. E mesmo exercendo essa difícil missão, não se desligou de seus compromissos com a vida religiosa. Assumiu, ao mesmo tempo, trabalhos no Colégio das Irmãs Dominicanas, e participou de todos os compromissos comunitários junto às Irmãs da comunidade. Um exemplo admirável!

    Por onde passou, deixou rastros de bondade, exemplos de dedicação e serviço, lembrança de sua simplicidade e da fidelidade à sua consagração e missão dominicana. Seus últimos anos de vida, no Rio de Janeiro, foram marcados por uma série de enfermidades, levando-a, por várias vezes, ao Hospital. Ela suportou tudo com paciência, resignação e humildade. Foi muito bem cuidada pelas Irmãs da Comunidade do Rio, de modo especial por Ir. Terezinha Salgado, com quem partilhou os trabalhos por vários anos. Irmã Edith faleceu no dia 18 de novembro de 2015, tendo recebido o sacramento da Unção dos Enfermos através de nosso irmão Frei José Almy, que celebrou, juntamente com Frei Márcio Couto, a Missa de corpo presente. Que Irmã Edith interceda por nós que continuamos aqui a nossa missão!

     

    IRMÃ OLÍVIA MARIA

     

    Alice Pereira de Souza, a nossa Irmã Olívia, é mineira de Conquista-MG, cidade interiorana do Triângulo Mineiro. Filha de Ignácio Pereira e Secondina de Jesus, nasceu aos 17 de fevereiro de 1920, e tinha mais duas irmãs e um irmão. Uma delas, Olívia, esteve no Convento das Irmãs Dominicanas em Uberaba, recebendo o nome de Irmã Natália. Faleceu ainda noviça, em 1938, no mesmo ano em que Irmã Olívia ingressou como aspirante na Congregação. Irmã Olívia fez sua primeira profissão em 1940, indo logo trabalhar no Rio de Janeiro, onde permaneceu por 13 anos. Passou depois por várias cidades do Brasil: Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, São Paulo, Araxá, Uberaba, Cidelândia-MA, Taguatinga e Novo Jardim-TO. Em 1956 foi para a fundação de uma comunidade em Madri, na Espanha, e lá permaneceu por quatro anos. Em Novo Jardim, morou 15 anos numa experiência sui generis, em sintonia e comunhão com a população pobre, a quem sempre ajudou com grande dedicação.

     Ela mesma fabricou os blocos de cimento (= tijolos) para construir seu barraco, e lá tudo era rústico, simples, pobre, e muito acolhedor. Irmã Olívia era de pouco falar, mas agia com determinação. Viveu sua vida na simplicidade, na oração e no serviço amoroso de sua missão. Os 15 últimos anos de sua vida, ela os viveu na Comunidade da Betânia, em Uberaba, onde acompanhou o definhar de suas forças físicas e o fortalecimento de sua entrega ao Bem-Amado, a quem se consagrou na flor de sua juventude. Faleceu, serenamente, na comunidade, aos 95 anos de vida e 75 de profissão religiosa, no dia 29 de novembro de 2015. Que haja festa, Irmã Olívia, na sua chegada, pois o Senhor já a aguarda com o prêmio que lhe reservou pela sua jornada tão fecunda!

     

     

Copyright © 2014 VIVERE