Curso de Formadores e Formadoras - Cidalc - Codalc 2018

    "O principal formador é Deus, o principal responsável pela formação é o formando. Os formandos se formam apesar de nós, nós formadores somos mediadores."

     

    Ir. Danize e eu estamos participando em Bogotá de 16 a 26 de agosto, na Casa de Encontro  Santa Lusia, do curso de Formadores e Formadoras, organizado por Cidalc e Codalc.

     

    Temos irmãs e irmãos de diversos países da região latinoamericana e do  Caribe, frades, irmãs e monjas. O clima do encontro é muito fraterno e com temas profundos e necessários a uma verdadeira formação dominicana. O tema deste curso é A comunidade formadora como ecossistema formativo.

     

    Nestes dias estamos vivendo como Família Dominicana um grande Kairós, conhecendo e aprendendo a melhor maneira de trabalhar em nossas Casas de Formação inicial, sendo humildes buscadores da graça de Deus. Os assessores vão nos mostrando caminhos de como devemos viver este ecossistema formativo, com o protagonismo ativo das formandas, primeiras responsáveis pela sua formação, como um processo de internalização na formação dominicana. Os/as formadores/as são facilitadores/as deste projeto, para contribuir na formação de discípulas e  discípulos de Jesus, na Vida Religiosa. Nossas comunidades de formação são desafiadas a renovar a própria vida.

     

    Nestes dias estou tendo a oportunidade de aprender mais sobre a nossa história dominicana e o processo de formação próprio da Ordem Dominicana. Sabemos que é um desafio, mas quando trabalhamos em equipe e temos a colaboração de nossas Irmãs tudo se torna mais fácil facilitar o processo de cada jovem. Como nos fala Frei Timothy "precisamos construir comunidades onde podemos florescer". Que nossa Casa de Formação possa ser este espaço de florescimento das nossas Irmãs.

     

    Ir. Irenilda Gomes Pitombeira

Copyright © 2014 VIVERE