3º DIA - ESPIRITUALIDADE DOMINICANA: O CARISMA E A MISSÃO

    1. ACOLHIDA  
     
    2. ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO 
     
    Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo de Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 
     
    Oremos: Ó Deus que doutrinais os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de sua preciosa consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém       
     
    3. CANTO INICIAL    
    São Domingos, a teu exemplo / Nós queremos anunciar A palavra de Deus aos homens / Para o mundo se transformar. 
     
    1. São Domingos, o missionário / Nos deixou um santo recado O Evangelho é o itinerário / Pra vencer o mal e o pecado. 
     
    2. São Domingos, diziam os frades/ Só falava de Deus, com Deus E quebrava assim as grades/ Do egoísmo que fecha os céus. 
     
    3. São Domingos foi luz na Igreja/ Proclamou sempre a verdade Não temeu o poder dos grandes/ Semeou a fraternidade. 
     
    4. São Domingos é Pai Profeta/ De uma ordem que vai pregar A Palavra e cuja meta/ É a Igreja servir e amar. 
     
    5. São Domingos o teu Rosário/ É a Palavra de Deus tecida Numa rede de Ave-Marias / Como luz para a nossa vida.  
     
     4. TEXTO DA VIDA 
    Na vida dominicana, contemplação e ação estão inseparavelmente unidas. Não existe a contemplação sozinha ou a ação sozinha, contudo a contemplação é que produz frutos na ação.  A Ordem Dominicana é uma ordem religiosa apostólica, dedica-se a conhecer, contemplar a Mensagem Revelada e depois transmiti-la a outras pessoas. São Tomás de Aquino resume e condensa nosso carisma na seguinte fórmula: “contemplare et contemplata aliis tradere” – contemplar e dar aos outros o fruto da contemplação1 – . É o dinamismo apostólico contemplativo.  
    Esta frase só poderá ser honestamente compreendida se temos em mente a imagem de Domingos caminhando pelas estradas do Sul da França, da Espanha e da Itália medieval, transbordando alegria com a mensagem de salvação que só podia ser-lhe diretamente comunicada pelo Espírito Santo de Deus. A salvação pregada por nosso pai Domingos foi fruto de uma vida contemplativa de intimidade com Jesus que transbordava na alegria da mensagem comunicada.   Sabemos, pelo processo de beatificação e por outras fontes, que em Palencia e em Osma Domingos era fervoroso na oração, passando muitas vezes noites inteiras rezando. Mais tarde, no Sul da França, quando se dedicou à pregação, sua oração tornou-se acima de tudo apostólica: ele pedia a Deus a conversão dos cátaros e valdenses. E assim, ao mesmo tempo, ele progrediu na oração apostólica e na pregação do Evangelho, de tal forma que estas duas dimensões – oração e pregação- formavam uma só unidade. Certamente, ele tinha todas as qualidades humanas para ser um bom pregador: uma sólida formação teológica e, acima de tudo, um profundo conhecimento das Escrituras, um discurso claro, uma palavra que sabia como mover e encorajar aqueles que não tinham esperança ou estavam às margens da Igreja e da Sociedade. 
    Os temas favoritos da pregação de Domingo são: a pessoa de Jesus Cristo, a cruz redentora, a salvação, a graça, o amor e a misericórdia de Deus. Ele anuncia a salvação em Cristo Jesus a todos com quem ele se encontrava. É uma pregação cheia de otimismo teológico e profecia, que ajuda a discernir em todos os tempos e em cada circunstância a vontade de Deus. Não é uma pregação negativa, de ameaças, de condenação e de preceitos morais. Domingos está interessado em promover a experiência de fé e a confiança na bondade de Deus. É uma pregação cheia de esperança, de boas novas, de liberdade e esperança aos hereges, pecadores, cativos e aos pobres. "Ele acolhia cada homem no grande seio da caridade e, dado que amava todos, todos o amavam. Fez para si uma lei pessoal de se alegrar com as pessoas felizes e de chorar com aqueles que choravam" 
    A Ordem Dominicana tem seus fundamentos no que chamamos de ‘pilares da ordem’:  estudo, oração, vida comum e pregação. Todavia, é para a Pregação que os três outros pilares se destinam.  O estudo, a oração e a vida comum são meios para o exercício da pregação, afirma Santo Tomás.  No entanto, acrescenta o Doutor Angélico, que somente no exercício perfeito dos meios é que a perfeição do fim pode ser alcançada. E a perfeição do fim (a pregação) é a Salvação Eterna. 
    Para nosso pai Domingos a grande preocupação apostólica era que todos alcançassem a Vida Eterna. O zelo pela salvação das almas inflamava seu coração. Quantas vezes não o ouviram, nas suas orações noturnas, entre lágrimas, gemer: “Senhor, tende compaixão deste povo! Que será dos pecadores!”
    Domingos também, buscou sempre imitar a vida dos apóstolos: caminhar a pé, sem ouro ou prata, acompanhado por outros que compartilhavam a mesma missão, viajar de cidade em cidade, seguindo Jesus. Domingo anuncia o que ele mesmo está vivendo.
    Sabemos, que o carisma e a espiritualidade de Domingos marcaram profundamente a história da Igreja e de muitos dos seus grandes protagonistas: como os papas Pio V e Bento XIII, os reformadores sociais Jerônimo Savonarola e Bartolomeu Las Casas, os teólogos Tomás de Aquino e Yves Congar, as místicas Catarina de Siena e Rosa de Lima e tantos outros. E ainda, nos dias de hoje, continua a marcar homens e mulheres que  buscam peregrinar neste mundo, anunciando e testemunhando o Evangelho! 
    Nosso pai Domingos nos recorda que no coração da Igreja deve sempre arder um fogo missionário, que nos impele incessantemente a fazer o primeiro anúncio do Evangelho e, onde for necessário, a uma nova evangelização, pois Jesus Cristo é o bem mais precioso que os homens e as mulheres de todos os tempos e lugares têm o direito de conhecer e de amar!  
    E nós Irmãs Dominicanas de vida apostólica, também herdamos esta riqueza apostólica e encontramos os elementos essenciais para vivê-la, nas observâncias regulares que compõem a vida dominicana: a vida comum, a celebração da liturgia, a oração particular, a vivência dos votos, o estudo assíduo da Verdade, e o engajamento apostólico-missionário. 
     
    5. CONVERSEMOS SOBRE O TEXTO 
     
    6. LEITURA, MEDITAÇÃO E PARTILHA DO EVANGELHO 
    Mt 28, 16-20 – Ide e fazei discípulos em todos os povos. 
     
    7. PRECES
    Pai Santo, o bem aventurado Domingos ordenou aos seus filhos que enriquecessem o mundo com o fruto do estudo e da contemplação,  - Conserva-os, pois, Senhor, assíduos no estudo, perseverante na oração e fervorosos na pregação Deus cheio de bondade, que nos chamastes para Vos servir, seguindo as pegadas de São Domingos,  - vos pedimos, que, nos façais participantes daquele ardor da Verdade que o abrasava. Preces espontâneas. 
     
     8. PAI NOSSO  
     
    9.CANTO: SALVE RAINHA E LUZEIRO DA IGREJA 
     
    10.ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL 
     
    Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de São Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. 
     
     
Copyright © 2014 VIVERE