São Domingos de Gusmão

    São Domingos de Gusmão, contemporâneo de Francisco de Assis, nasceu em Castela Velha, e morreu em 6 de agosto de 1221.
     
    Os pontos mais exaltados da sua Ordem são como premissa indispensável ao dever apologético dos frades pregadores. Distinguia-se por sua retidão, zelo, pontualidade das funções e espírito de sacrifício.
     
    Sua única riqueza eram os livros, e mesmo assim vendeu todos um dia para comprar comida e distribuir aos pobres. A grande mudança em sua vida se deu quando foi ter contato com um grupo de hereges, que eram numerosos em Languedoc.
     
    Lá, os missionários cistercienses foram recebidos com desprezo: Eis, a cavalo, os ministros de um Deus que anda a pé. Foi então que surgiu a idéia de fundar uma ordem de frades pobres e estudiosos, para que pudessem pregar a doutrina cristã não só nas palavras como também com o exemplo de sua vida, sem as suspeitas de interesses materiais.
     
    Estava sempre disposto a falar de Deus a qualquer um que encontrasse. São Domingos foi, sem dúvida, um dos grandes inovadores da vida religiosa no século XIII, procurando uma nova forma de estar presente no mundo em transformação e responder aos desafios de sua época.

Copyright © 2014 VIVERE