Província Nossa Senhora do Rosário

    A Missão das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils respondeu a um tríplice apelo:

    - apelo do Espírito Santo
    - apelo da Igreja
    - apelo da Ordem Dominicana

    O primeiro núcleo missionário partiu de Bor (Aveyron), sul da França cheio de entusiasmo, inserindo-se na cidade de Uberaba-MG em 1885. Com o esplendor de Domingos e a alegria pascal de Anastasie 06 jovens Irmãs aportaram em nossa terra.

    Pequena semente, em pouco tempo, tornou-se grande árvore, espalhando-se por vários Estados do Brasil. A Boa Nova do Reino se concretizava pela educação, cuidado dos doentes e promoção humana, em resposta aos apelos e necessidades do meio em que as Irmãs se inseriam.

    A fidelidade das Irmãs aos apelos da Igreja e às orientações da Ordem e às necessidades da época contribuiu para uma rápida expansão missionária da Congregação no Brasil. Isto levou o Governo Geral, em resposta às solicitações das Irmãs, a criar uma nova forma de coordenação da missão, com certa autonomia, mais participação e corresponsabilidade no trabalho missionário, nomeando Madre Terèse de Jesus a primeira priora regional.

    Em 1944, Madre Angela da Eucaristia foi a primeira brasileira nomeada priora regional. Após 08 anos, Madre Maria do Divino Coração a sucedeu. Algum tempo depois, em 1962, por solicitação de Madre Maria, a região do Brasil foi dividida em duas: região norte, sob a responsabilidade de Madre Bernadete da Imaculada, e região Sul, continuando com Madre Maria.

    Esta forma de organização permaneceu até o Capítulo de Aggiornamento, convocado por determinação do Concílio Vaticano II, no qual o governo da Congregação foi reestruturado em províncias, sendo uma na França e duas no Brasil, aprovado pelo decreto da Congregação dos Religiosos em 21 de setembro de 1970.

    Em dezembro do mesmo ano, cada Província realizou seu 1º capítulo Provincial. Na Província Nossa Senhora do Rosário, na época denominada Província São Paulo, Irmã Nadir Rodrigues da Silva foi eleita primeira priora Provincial, no dia 20 de dezembro de 1970, sendo a priora regional em exercício no momento.

Copyright © 2014 VIVERE