ADVENTO - TEMPO DE CONVERSÃO, TEMPO DE ESPERANÇA!

    "Graças ao misericordioso

    coração do nosso Deus, o sol

    que vem do alto nos visitará."

                                             Lc 1,78

     

    Não é novidade afirmar que estamos vivendo um tempo de profunda crise em todos os aspectos: familiar, social, crise na política, na economia, crise pessoal, institucional, crise de valores. Vivemos na desconfiança, no medo. A vida está ameaçada. Vida humana, vida do planeta. Os meios de comunicação exploram essa realidade dia e noite. Estamos vivendo um tempo de exílio e corremos o risco, como o povo de Deus, na Babilônia, de ficarmos acomodados a esta situação, cegos diante da realidade. Contra a cegueira do povo, o profeta Isaías gritava: surdos, escutem; cegos, olhem e vejam (Is 42, 18). E o que estamos vendo e ouvindo, hoje, perto e longe de nós: desastres ambientais sem precedentes, violência em todos os ambientes, crimes hediondos, intolerância religiosa, roubos bilionários e pessoas vivendo na miséria.

     

     Tempo de exílio, é tempo de êxodo, tempo de esperança. Isaias anima o povo desesperançado, que vivia longe da pátria, profetizando: o povo que andava nas trevas viu uma grande luz e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso (Is 9,1). 

    Todos nós aspiramos por um mundo de justiça, de paz, de igualdade, de fraternidade. Mas esse tempo não virá se não mudarmos nosso modo de viver, de nos relacionarmos com nossos semelhantes e com o planeta. Temos que fazer o caminho da conversão.

    Estamos vivendo agora o tempo do Advento. Ele é nosso tempo de êxodo. Aproveitemos esse tempo e abramos as portas de nosso coração para acolhermos a novidade de Deus, é o tempo de refazermos a aliança. Que o Deus da esperança, da alegria e da paz que logo vem, permaneça em nós agora e sempre.

     

    (Irmã Regina Azevedo Soares)

     

Copyright © 2014 VIVERE